SAMU se consolida como um dos principais serviços de saúde da região Trairi

samu

Foto:Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está instalado na região Trairi desde 2013 e tem ajudado a salvar vidas na região.

Com uma ambulância de suporte básico, contando com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, equipes trabalham em regime de plantão para garantir que todos os dias da semana, 24 horas por dia, estejam à disposição da população.

O trabalho está consolidado e hoje o SAMU se tornou referência no auxílio a paciente com problemas graves de saúde, como acidentados, vítimas de tentativas de homicídio, até pacientes com problemas de saúde que podem acontecer de forma urgente, como infarto, entre outras.

Mesmo sediado em Santa Cruz e custeado em uma parceria entre governo do estado e prefeitura de Santa Cruz, o SAMU é regional e serve a todos os pacientes dos 9 municípios do Trairi, além de outras regiões, quando for necessário.

Mesmo sendo um serviço de excelência, o SAMU, seguindo regulamentações internacionais, tem um trâmite para o atendimento a população e por isso muitas vezes é criticando pela não saída imediata da ambulância da sede do SAMU, pois o atendimento passa por uma triagem antes.

Com todo esse trabalho desenvolvido nos últimos anos, as ações do SAMU tem ganhado notoriedade da sociedade no Trairi, sendo um trabalho reconhecido pela população e fazendo parte do dia a dia das pessoas.

O SAMU daqui ainda trabalha em parceria com o metropolitano e o de Currais Novos, que tem uma unidade avançada, e auxiliar nos casos mais graves, podendo se deslocar para atendimento em Santa Cruz e região, quando for solicitada.

Para utilizar o serviço, basta ligar 192, que será atendido por uma equipe que fará o atendimento necessário para que a vítima tenha o melhor atendimento possível para se recuperar de sua saúde.