Vigilância em Saúde prepara Dia D da campanha de Vacinação Antirrábica

Acontece neste sábado (26) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina em Santa Cruz. A Vigilância em Saúde está nos preparativos finais para a ação. Durante todo o dia, as equipes de vacinação estarão distribuídas em três pontos da cidade para receber os cães e gatos para serem vacinados. Os pontos de vacinação serão os seguintes: Unidades Básicas de Saúde do Conjunto Cônego Monte e Paraíso e a sede da Vigilância em Saúde no Centro. Cerca de 10 profissionais farão a vacinação dos animais.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Pedro Florênço o objetivo do Dia D é estimular os donos de animais a ir vacinar a bicho contra a doença. "Todos sabemos que a raiva é praticamente 100% letal, por isto é importante vacinar para livrar o animal da doença", explica.

Este ano, a campanha teve início no dia 10 deste mês e se encerra em 10 de dezembro, apenas um mês para os municípios vacinarem todos os animais, bem menos tempo que em anos anteriores, quando a campanha durava três meses. Santa Cruz tem 6.230 cães e 4.249 gatos para serem vacinados, em um total de 10.479 animais. A meta de vacinação é de 80% desse total. Até o momento, foram vacinados 2.767 animais.

Os vacinadores estão atuando no Conjunto Cônego Monte, Paraíso e Zona Rural. Até o dia 10 de dezembro, todos os bairros serão visitados pelos vacinadores que irão imunizar os animais contra a doença, que é mortal para o animal e ser humano.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina acontece todos os anos e mais de 90% dos animais são imunizados, fazendo com que a doença esteja praticamente erradicado em todo o país, mas a Vigilância alerta que a vacina tem que ser aplicada para que o mal não se espalhe.