Governo amplia testagem sorológica de Covid-19 para a população do RN

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública vai ampliar a testagem sorológica da Covid-19 para toda a população do Rio Grande do Norte. De acordo com nota técnica divulgada nessa quinta-feira (15), a partir de agora, as pessoas sintomáticas (após 14 dias do início dos sintomas) e também as que não apresentaram sintomas podem procurar as unidades municipais de saúde para realizar a coleta.

A Sesap reforça que os testes deverão ser realizados apenas em pacientes que não possuam previamente resultado positivo para detecção do vírus SARS-CoV-2 através da técnica RT-PCR.

Os kits para diagnóstico já foram distribuídos aos laboratórios do estado: Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Natal, atenderá aos municípios da região Metropolitana, 1ª e 3ª região de saúde; Laboratório Regional de Caicó (Larec) atenderá aos municípios da 4ª e 5ª região de saúde; Laboratório Regional de Mossoró (Larem) atenderá aos municípios da 2ª e 8ª região de saúde; e o Laboratório Regional de Pau dos Ferros (Larepf) atenderá aos municípios da 6ª região de saúde.

A nota técnica informa que a metodologia utilizada para a detecção de anticorpos é o imunoensaio por quimioluminescência in vitro para a determinação qualitativa de anticorpos de IgM e IgG para o novo Coronavírus, sendo a Imunoglobulina M mais associada a uma exposição recente ao vírus e a Imunoglobulina G a uma exposição mais tardia.

A Sesap lembra ainda que para a testagem de pacientes com sintomas agudos deve ser priorizada a realização dos testes de RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico, destinado a toda a população sintomática, indicado para ser realizado até o 7º dia de início de sintomas.

Por G1 RN