Fiocruz confirma chegada de nova remessa de IFA neste sábado

Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, confirmou nessa segunda-feira (7) que irá receber uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir a vacina contra Covid-19. O material será encaminhado para Bio-Manguinhos, setor responsável pela produção.

O IFA irá chegar neste sábado (12) e as entregas semanais das doses estão garantidas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho. Havia um receio que a fundação interrompesse a fabricação do imunizante temporariamente pela falta do IFA.

A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordado. A Fiocruz aguarda a confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, já que a instituição permanece com capacidade de produção superior a de disponibilização do insumo.

A Fiocruz já entregou 50 milhões de doses ao PNI e deve atingir o índice de 65 milhões até o final de julho. A fundação recebeu ainda bancos de células e vírus dos Estados Unidos para a produção nacional do IFA.

Mudança nas entregas das vacinas

A partir desta semana, haverá uma mudança na entrega das doses por parte da Fiocruz. A alteração foi um pedido da Coordenação de Logística do próprio Ministério.

As entregas de doses de vacina ocorrerão em duas remessas: uma às sextas-feiras, para o Estado do Rio; e outra aos sábados, para o almoxarifado central do Ministério da Saúde em São Paulo. Após serem recebidos pelo Governo Federal, os imunizantes serão distribuídos aos demais estados federativos.

Por G1 Rio