Saúde capacita profissionais para as demais fases da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz/RN

Ao mesmo tempo em que vem aplicando as doses da vacina contra a Covid-19 referente à primeira fase da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz já trabalha na estratégia de execução das outras fases da campanha, possivelmente com um número maior de grupos prioritários atendidos do que da atual fase, que contempla apenas profissionais da saúde que atuam na chamada “linha de frente”.

Nessa quarta-feira (20), como parte da preparação dessa estratégia, uma reunião técnica foi realizada, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, com o objetivo de capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre os procedimentos de imunização durante a campanha, estrutura dos locais de vacinação, controle e armazenamento das doses, realizações de capacitações on-line e cadastramento no sistema RN+Vacina foram algumas das questões abordadas no encontro.

Com 430 profissionais de saúde sendo atendidos nesta primeira fase, apenas um local foi escolhido para aplicação da vacina, a UBS do bairro DNER. A intenção do município é utilizar, no decorrer da campanha, as estruturas das salas de vacinas já instaladas nas UBS’s e ampliar os locais de vacinação para oito, descentralizando o trabalho.

Mesmo diante da incerteza de quando receberá mais doses da vacina por parte do Ministério da Saúde tampouco a quantidade de imunizantes, a gestão municipal julga ser extremamente importante manter uma estratégia definida para as demais fases da campanha, para que o processo seja ágil e eficiente.