Santa Cruz está em estado de alerta com relação à dengue

A situação da dengue em Santa Cruz começa a preocupar autoridades de saúde e a população em geral. O município vive em estado de alerta constante desde o início do ano, pois o número de casos notificados já chega a quase a totalidade de todo o ano passado, inclusive com casos confirmados da doença.

Segundo novo balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz, já foram notificados neste ano 146 casos da doença. Destes, 43 foram coletados materiais sorológicos e 13 casos já foram confirmados, sendo que um deles é de suspeito de febre hemorrágica da dengue, o estágio mais grave da doença.

Além da grande quantidade de casos notificados e confirmados, Santa Cruz está perto de encerrar o primeiro ciclo de visitas dos Agentes de Endemias às residências do município e o número de infestação já é bastante alto, de 7,6% em toda a cidade, quando o recomendável é de menos de 1%.

Para combater a doença, o Governo Municipal de Santa Cruz está realizando diversas atividades de conscientização da população sobre os riscos da dengue e também montando estratégias de combate.

O carro fumacê já circula pelas ruas da cidade mantendo cronograma definido pela secretaria de Saúde e diversos materiais de divulgação foram espalhados pela cidade para chamar atenção da população sobre o perigo da doença.

O combate a dengue depende além das autoridades, principalmente da população que deve manter cuidados simples em casa e no entorno da residência evitando qualquer depósito que possa acumular água parada, lugar ideal para proliferação do mosquito da dengue.