Reforma administrativa: na saúde sai Jalmir, assume Evaneide


Na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito de Santa Cruz José Péricles Farias da Rocha anunciou mais uma mudança em seu secretariado. A reforma administrativa, como está chamando a série de alterações feitas, desta vez chegou à secretaria de Saúde e após cinco anos a frente da pasta, Jalmir Simões foi exonerado da função. Evaneide Nóbrega, que atuava desde 2006 na Coordenação de Promoção à Saúde, da própria secretaria assume o cargo antes ocupado por Jalmir.

Segundo Péricles a mudança faz parte da reformulação administrativa que está sendo realizada pelo Governo Municipal em todas as áreas. “Estamos nomeando para a saúde Evaneide é uma pessoa que já vinha desenvolvendo um bom trabalho na secretaria a frente de vários programas e a gente acredita que poderá substituir Jalmir Simões, que há muito tempo vinha desenvolvendo seu trabalho, que contribuiu muito para a saúde de Santa Cruz. Mas como tudo muda, e estamos fazendo essa reforma administrativa, a mudança também passou pela saúde”, explicou.

Evaneide, que é administradora e especialista em Recursos Humanos (RH) em saúde, já teve uma passagem pelo Hospital Regional Aluízio Bezerra no período de 2007 a 2009, já foi Secretária Adjunta de Saúde de Caicó e presta assessoria na área da saúde para vários municípios da região.

Nesta quinta-feira (31), Evaneide Nóbrega irá se reunir com o agora ex-secretário de Saúde, Jalmir Simões para discutir assuntos referentes à pasta. A posse está marcada para a próxima sexta-feira, 1º de abril.

Evaneide afirmou a nossa reportagem que assumir a saúde de Santa Cruz é um grande desafio e que sua administração será focada na qualidade do atendimento a população e na facilitação no acesso aos serviços de saúde, ações que estão dentro das expectativas do prefeito Péricles com relação aos novos gestores.

Jalmir poderá assumir outra função na prefeitura de Santa Cruz, porém Péricles não sinalizou qual seria a possível atividade desenvolvida pelo seu ex-secretário.

Outra recente mudança feita pelo prefeito ocorreu na Secretaria de Assistência Social, cuja gestora Ugneide Maria Regis foi exonerada, como explica Péricles. “Ela deixa o cargo por motivos pessoais e quem está respondendo temporariamente pelo cargo é a servidora Marli, mas ela continua nos auxiliando na secretaria”.

Nas secretarias, a primeira mudança ocorreu em janeiro do ano passado, com a saída de Marcela Ravena, que na época assumiu o Hospital Regional Aluízio, para a entrada de Ugneide Maria Regis, ex-secretaria de Educação do município na gestão Tomba. Também houve alteração no titular da secretaria de Obras, com a saída de Francisco Nogueira, para a entrada de Rocha Filho e na secretaria de Agricultura, da qual saiu José Medeiros Henrique e assumiu Sérgio Lourenço.

Em 2011, houve a primeira substituição foi do vice-prefeito João Olímpio Ferreira de Souza (Joca), na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, pela ex-coordenadora da pasta, Marcela Pessoa, do Secretário de Esportes, João Cavalcanti, por Jackson Jaedson e na secretaria de Tributação, da qual saiu Maurício Anísio e assumiu João Batista Cavalcanti, João de Lila.

Também houve mudança no Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae), de onde saiu Ângelo Giusepe e entrou José Medeiros Henrique e no Hospital Regional Aluízio Bezerra, onde depois de Marcela Ravena, passaram dois diretores e esta semana assumiu Arinaldo Gomes.

O prefeito não descartou novas mudanças em outras secretarias, mas não confirmou quais alterações ainda poderão ser feitas. “Poderá sim haver outras alterações tanto no secretariado, quanto no remanejamento interno de alguns cargos. Estamos ainda em processo de avaliação e o que vai nos dizer é o estudo que estamos realizando e de acordo com o que for apresentado, vamos tomando as decisões necessárias, sempre observando para um melhor serviço oferecido a população de Santa Cruz”.