ProJovem Adolescente retoma atividades

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz, que funcionam no bairro do Paraíso e no Conjunto Cônego Monte, retornaram com as atividades do ProJovem Adolescente.

O programa, que teve seu início em 2011 no mês de fevereiro, passou por um breve recesso de uma semana devido ao Carnaval, mas já retornou as atividades normais desenvolvidas diariamente no cras.

Este ano, o ProJovem Adolescente deve atender a 400 jovens com idade entre 14 e 18 anos. Esses adolescentes são aqueles que saíram do PETI e são inscritos automaticamente no programa que realiza diversas oficinas. Até o momento 220 jovens estão matriculados no ProJovem, sendo 160 no CRAS do Paraíso e 60 no do Conjunto Cônego Monte. Todos já estão participando das oficinas ministradas pelo programa.

Segundo a coordenadora municipal do ProJovem Adolescente, Claudiana Medeiros, o programa tem avançado muito na questão social, tirando adolescentes da marginalidade e colocando-os em diversas atividades importantes para sua formação.

As inscrições para o program seguem abertas. Para fazer a matrícula, o aluno deve se dirigir a unidade mais próxima do Cras, portando xerox dos documentos pessoais, do cartão do Bolsa Família, comprovante de residência e documento de um responsável.

A grande novidade para este ano é um grupo do ProJovem Adolescente que está funcionando na comunidade do Bonsucesso. Os jovens de 14 a 18 anos daquela comunidade podem procurar a creche municipal e fazer sua inscrição para participar das atividades que são desenvolvidas diariamente pela equipe formada no Bonsucesso.

O ProJovem Adolescente de Santa Cruz oferece as oficinas de percussão, a mais procurada, de dança, esportes, artes manuais e reciclagem. Estão em fase também de implantação as oficinas de flauta, coral e judô.

O programa tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.