Projeto de construção de um novo centro cirúrgico no Hospital Aluízio Bezerra é apresentado para a Prefeitura de Santa Cruz

PROJETOHOSPITAL 001

Foto: Alex Santos

O projeto arquitetônico de um novo centro cirúrgico do Hospital Municipal Aluízio Bezerra foi apresentado nessa terça-feira (13) para a Prefeitura de Santa Cruz. A apresentação foi feita pela empresa contratada de forma remota ao prefeito Ivanildinho Ferreira, além de representantes das secretarias de Saúde e de Transportes e Obras Públicas.

O deputado estadual, Tomba Farias, também participou da apresentação remotamente.

Assinado pelo arquiteto José Augusto Carvalho, o projeto contempla uma considerável ampliação da estrutura física atual da unidade hospitalar, com previsão de quase 1 mil metros quadrados de área construída.

Além de buscar melhorias no fluxo de pacientes, familiares e profissionais, o projeto apresentado ganhará salas integradas para cirurgias eletivas de média e alta complexidade, além de leitos de pré e pós-operatório, sala de esterilização e outras áreas.

O prefeito Ivanildinho Ferreira falou dos próximos passos que precisam ser dados para essa ampliação. “Ficamos encantados com o que foi apresentado. Agora precisamos analisar calmamente com os nossos técnicos a viabilidade desse projeto no aspecto financeiro e também de funcionalidade. Será a partir dessa análise que concluiremos se serão necessárias ou não adequações no projeto original, ou até um redimensionamento do que foi apresentado”, explicou.

Quanto aos recursos necessários, o prefeito Ivanildinho explicou que será a partir da projeção que será feita pelo setor de engenharia da Prefeitura de Santa Cruz que será possível se ter uma ideia do custo aproximado dessa ampliação.

Ivanildinho afirmou também que conta com o importante apoio do deputado Tomba Farias para ir em busca dos recursos necessários para que a obra de construção do novo centro cirúrgico possa ser efetivada. “O deputado Tomba Farias participou remotamente da apresentação e se comprometeu em nos ajudar, como sempre faz, na busca dos recursos para essa construção e também para equipar a estrutura que estamos propondo a construir no nosso hospital”, disse.

Inaugurado em 1990, o Hospital Municipal Aluízio Bezerra é a principal unidade de assistência médica da região Trairi. Na estratégia de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus o hospital foi transformado em referência em atendimentos de casos de Covid-19, ganhando inclusive cinco leitos de tratamento intensivo da doença.