Chuva de 90 mm deixa em alerta autoridades e população santa-cruzense

Uma forte chuva foi registrada na tarde/noite desta terça-feira, 07 de janeiro, em vários municípios potiguares.

Em Santa Cruz a precipitação, que durou cerca de uma hora, foi de 90 milímetros em determinados pontos da cidade. O pluviômetro instalado na sede da Rádio Santa Cruz AM, no bairro DNER, registrou 85mm.

O alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas em território potiguar já havia sido dado durante a tarde pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A nota do órgão previa chuvas intensas em cerca de 64 municípios do Rio Grande do Norte.

Em Santa Cruz houve registros de casas e alguns estabelecimentos comerciais que foram invadidos pela água, trechos de ruas em que foram criados bolsões de água, além da falta de energia elétrica em determinados pontos da cidade, mas sem registro de vítimas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que água também invadiu as dependências da escola Estadual Francisco de Assis Dias Ribeiro, o Estadual, que passou por uma completa reforma recentemente. Nas postagens é possível ver várias SALAS do prédio, que está prestes a ser inaugurado, com infiltrações.

A Prefeitura de Santa Cruz emitiu uma nota para a população, ainda à noite, afirmando que acompanha com atenção os efeitos da intensa chuva e informou que “o prefeito Ivanildinho acionou a Defesa Civil para verificar alguns pontos mais críticos para tomar medidas cabíveis mais urgentes”.

Chuvas intensas geralmente são bastante comemoradas pela população. Elas trazem esperança para o final de um longo período de estiagem e de graves consequências, mas ao mesmo tempo exigem atenção redobrada com a infraestrutura urbana e segurança dos moradores.