José Sarney é reeleito e comandará o Senado pela quarta vez

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), 80 anos, foi reeleito nesta terça-feira (1) e vai comandar a Casa pela quarta vez. Ele já havia sido presidente em outros três diferentes períodos: 1995-1997, 2003-2005 e 2009-2011.

Na votação que se encerrou no início da tarde, após a posse dos senadores eleitos, Sarney recebeu 70 votos contra 8 votos do concorrente do PSOL, senador Randolfe Rodrigues (AP). Houve ainda dois votos em branco e um nulo. Votaram todos os 81 senadores.

O peemedebista terá a missão de presidir o Senado no período 2011-2013. Nas entrevistas que concedeu antes de ser reeleito, Sarney afirmou que seria “um sacrifício” assumir a sua quarta gestão.

Nesta segunda (31), ele explicou o motivo pelo qual disputou a reeleição. “Não tive outra solução, porque há unidade do partido e o consenso da Casa também nesse sentido [de apoiá-lo na reeleição]. Só me restava aceitar e prestar mais esse serviço ao Senado e ao país.”

Sarney também afirmou que todas as denúncias de irregularidades registradas durante sua gestão que termina “foram corrigidas”. Ele disse ainda que está preparado para lidar com “uma imprensa que sempre é questionadora”.

O peemedebista completará 81 anos em abril e teve a sua eleição garantida com o apoio da maioria dos partidos que integram a Casa.

Nesta quarta (2), caberá a Sarney abrir oficialmente os trabalhos do Congresso em cerimônia que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

Com informações do G1