Deputados autorizam transferência temporária da sede do governo do RN para Mossoró

Foto: Prefeitura de Mossoró/Divulgação

Apelidada de capital do Oeste, Mossoró será a sede do Governo do Rio Grande do Norte do dia 28 até 30 de setembro.

A medida solicitada pelo Executivo foi aprovada à unanimidade pelos deputados estaduais nessa quinta-feira (23) e sancionada em publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (24).

A formalidade de transferência temporária da sede do Governo tem o objetivo de homenagear a cidade pelo pioneirismo na abolição da escravatura, comemorada localmente no dia 30 de setembro.

Em 2021, serão comemorados 138 anos desde que a cidade libertou os escravos – o que ocorreu cinco anos antes da Lei Áurea.

“Nós mossoroenses receberemos o Governo do Estado de braços abertos. É uma data que é celebrada com muitas ações em Mossoró. A cidade estará em festa e agradecemos desde já a autorização para instalar o Governo”, disse a deputada estadual Isolda Dantas, líder do PT na Casa.

A transferência da sede do governo coincidirá também com a posse da nova reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), professora Cicília Maia, que foi nomeada em maio deste ano.

Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com população estimada em 303,7 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

Por g1 RN