Igreja Católica suspende missas e outras celebrações por tempo indeterminado em todo RN

Os bispos das Arquidioceses de Natal e das dioceses de Mossoró e Caicó publicaram na manhã desta quinta-feira, dia 19, o decreto Nº 001/20 que suspende missas, batismos, casamentos, confissões a partir de amanhã por tempo indeterminado.

A decisão considera as orientações já feitas pelas autoridades civis e sanitárias de prevenção e cuidado frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

As suspensões de todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo incluem também nas capelas, santuários e casas de consagrados que se encontram nos territórios da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó.

As missas, especialmente, no Dia do Senhor, deverão ser celebradas, a portas fechadas, na Igreja Catedral e na Matriz de cada paróquia, com uma reduzida equipe de celebração, sendo transmitidas, ao vivo, pela internet  e/ou por emissoras de rádio.

As Confissões serão realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias.

Os casamentos e batismos devem ser transferidos para outra data e se não houver possibilidade deverão ser celebrados em cerimônias privadas com um pequeno número de pessoas.

Quanto ao funcionamento das Igrejas Matrizes e as Secretarias Paroquiais será em horário especial, a ser definido pelo pároco ou administrador paroquial.

O decreto entra em vigor nesta sexta-feira, dia 20 de março de 2020 e será válido por tempo indeterminado.