EMPARN prevê ano de chuvas mais regulares e intensas na região Trairi e interior potiguar

O período chuvoso potiguar será mais intenso e regular em 2020. É o que garante o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a EMPARN.

Este ano, as chuvas começaram mais cedo, situação que mudou a paisagem no sertão, especialmente na região Trairi, que acumula boa quantidade de chuvas desde a virada do ano.

Somente em Santa Cruz, em média, choveu mais de 200 milímetros, cenário que traz esperança ao agricultor familiar, que já começou a preparar seu roçado para o período chuvoso deste ano.

As chuvas de início de ano ainda não são consideradas da tradicional quadra chuvosa, que é entre os meses de fevereiro e maio.

Neste período, há uma grande expectativa de um bom inverno, garantindo um ano ainda mais produtivo para o agricultor familiar que em  anos anteriores, inclusive com expectativas de recuperação dos mananciais da região.

O meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot disse que existem boas expectativas para um período mais regular de chuvas, especialmente na região do Trairi, que não tem tido regularidade nos últimos anos.

Preparar um modelo climático para os próximos meses não é simples, pois requer diversas informações de vários institutos e estudos constantes para garantir qual será o clima na quadra chuvosa potiguar.

Com as boas perspectivas de chuvas, a EMPARN espera que os principais açudes e rios potiguares recebam boa quantidade de água, mudando definitivamente a paisagem do sertão potiguar em 2020.