Escolas têm até terça-feira para concluírem Censo Escolar



As escolas brasileiras têm até a próxima terça-feira (31) para informar os cadastros dos alunos e professores de cada instituição. É a primeira fase de 2012 do Censo Escolar, que busca formar um perfil dos alunos do país.

Cada escola tem que informar os dados dos alunos e professores. Informações como nome, idade, filiação, entre outros são preenchidos e informados no Educacenso, programa do Ministério da Educação para gerar todos os dados do país.

Na região jurisdicionada pela 7ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), que tem sede em Santa Cruz, cerca de 98% das escolas já concluiu o cadastramento, que é obrigatório para as instituições continuarem a receber recursos.

Após o cadastro realizado, o sistema passará 10 dias fechados para analisar os dados recebidos. Após este prazo, as escolas terão 30 dias para possíveis correções e o Ministério da Educação mais 30 dias para divulgar os resultados em definitivo.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.



Imprimir