Mais de 13 mil candidatos farão neste domingo (10) prova para trabalhar no Censo no RN

Foto: IBGE

As provas do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022 serão realizadas neste domingo (10) em todo o país. No Rio Grande do Norte, foram 13.850 inscritos para os dois cargos, sendo 7.969 para as vagas de recenseador e 5.881 para concorrer aos cargos de agente censitário.

O IBGE vai selecionar 3.364 servidores temporários para o Censo no RN, sendo 2.931 para recenseador, e 151 para agente censitário municipal (ACM) e 284 para agente censitário supervisor (ACS). As vagas estão distribuídas nos 167 municípios para recenseador, e em 127 municípios para agente censitário.

Natal, Mossoró e Parnamirim lideraram o número de candidatos em todos os cargos.

Pedra Preta (3), Tibau (3), Parazinho (4) foram os municípios com o menor número de inscritos para o cargo de recenseador - os dois últimos também responsáveis pela menor demanda registrada no estado, que foi igual a 1. As maiores demandas foram de Paraná (11,67), Riacho de Santana (10,33) e São Francisco do Oeste (10).

Em relação ao edital de ACM e ACS, Janduís foi a cidade com o menor número de inscritos (4), seguida por Coronel Ezequiel e Espirito Santo, ambas com 5. Na demanda, as menores ficaram por conta de Espírito Santo (2,5), Janduís (4) e Maxaranguape (4,5). As maiores demandas foram Portalegre (28), Apodi (24,4) e Umarizal (24).

Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã; e os candidatos a agente censitário municipal e agente censitário supervisor no período da tarde. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O que fazem os recenseadores?

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

As vagas de agente censitário tiveram inscrição única. Ao candidato com melhor classificação na prova, será oferecida a vaga de ACM. Os demais terão direito às vagas de ACS, de acordo com a ordem de classificação. Os candidatos puderam se inscrever nos dois processos seletivos, já que as provas para recenseador serão realizadas no turno da manhã e para agente censitário à tarde. No ato da inscrição, os candidatos também puderam escolher a área em que desejam trabalhar.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na segunda-feira (11), no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.

Orientações

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os candidatos a ACM e ACS farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas e 30 minutos.

Por g1 RN