IBGE lança edital para recenseador essa semana e divulga resultado de concurso anterior

censo_2010.jpg

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar no próximo dia 28 o edital para 191.963 vagas de recenseador para o Censo 2010. A organizadora do concurso é a Fundação Cesgranrio.

O período de inscrições será do dia 22 de fevereiro a 19 de março. A contratação será feita a partir de julho de 2010. O cargo exige nível fundamental e a duração do contrato é de dois a seis meses.

Na região jurisdicionada pelo escritório regional de Santa Cruz do IBGE, ao todo serão 205 vagas nos 27 municípios da região. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: Boa Saúde, 8 vagas, Lagoa Dantas, 6, Lagoa de Pedras, 7, Lagoa Salgada, 7, Monte das Gameleiras, 2, Passa e Fica, 9, Serra Caiada, 8, São José do Campestre, 11 vagas, Serra de São Bento, 5, Tangará, 13 vagas, Coronel Ezequiel, 5 vagas, Jaçanã, 7, Lajes Pintadas, 4, São Bento do Trairí, 4 vagas, São Paulo do Potengi, 13, Barcelona, 4, Bom Jesus, 8 vagas, Lagoa de Velhos, 3, Riachuelo, 6, Rui Barbosa, 3 vagas, Santa Maria, 4, São Pedro, 6, Senador Eloi de Souza, 6 vagas, Campo Redondo, 10, São Tomé, 11 vagas, Sítio Novo 5 e Santa Cruz 30 vagas.

De acordo com o coordenador do Censo do escritório de Santa Cruz, José Xavier Junior, o concurso será importante, pois os recenseadores são a linha de frente da pesquisa, percorrendo casa a casa, buscando as informações de cada família.

O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis. O recenseador não tem salário fixo - ele recebe por produção, de acordo com o número de domicílios visitados.

Resultado

Já para os cargos chamados de mensalistas, onde o contrato é de maior duração, podendo chegar a um ano, o resultado do concurso foi divulgado na sexta-feira (22). Os candidatos podem verificar o resultado de forma individual no site da Cesgranrio, organizadora do certame, através do endereço eletrônico: www.cesgranrio.org.br.

Na região jurisdicionada pelo município de Santa Cruz o quadro de vagas é o seguinte: uma vaga para Agente Censitário Regional e outra para Agente Censitário de Informática para Santa Cruz.

Já para os cargos de agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor há vagas em todos os municípios. No primeiro caso, há uma vaga para cada um dos municípios de Santa Cruz, Campo Redondo, Jaçanã, Coronel Ezequiel, São Bento do Trairí, Lajes Pintadas, Sitio Novo, Japi e São Tomé. Já para Agente Censitário Supervisor são cinco vagas para Santa Cruz, duas vagas em Campo Redondo e São Tomé e uma vaga nas seguintes cidades: Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas, Sitio Novo e São Bento do Trairí.

Os candidatos aprovados devem receber uma carta do IBGE pela aprovação no concurso e procurar o escritório do ibge indicado, para se apresentar e começar a trabalho no Censo 2010.