Lagarto recheado e Legumes salteados


lagarto

Ingredientes:

Lagarto de panela
1 peça de lagarto
2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
1 cebola fatiada
3 dentes de alho fatiados
1 tomate cortado em 4 partes
1 tablete de caldo de carne
1 ramo de alecrim
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
Sal a gosto
Água, o suficiente

Legumes salteados
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola fatiada
1 xícara (chá) erva doce fatiada
2 batatas fatiadas pré-cozidas
1 xícara (chá) de mini cenoura pré-cozida
1 abobrinha fatiada pré-cozida
Sal a gosto
Cheiro verde

Modo de preparar:

Lagarto de panela: em uma tigela, tempere o lagarto com o vinho tinto, a cebola, o alho, o tomate, o caldo de carne, as ervas e sal a gosto. Deixe marinando por 2 horas. Em uma panela de pressão, aqueça um fio de azeite, retire a carne da marinada e doure a carne de todos os lados. Despeje a marinada na panela e complete com água até cobrir a carne. Tampe a panela e quando pegar pressão, deixe por 40 minutos.
Legumes salteados: em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola, adicione a erva doce e refogue mais um pouco. Junte as batatas, as cenouras, e a abobrinha. Deixe fogo alto por 5 minutos e mexa com cuidado para não desmanchar os legumes. Tempere com sal e cheiro verde a gosto.
----------------------------------------------------------------------------

LAGARTO OU TATU
Também conhecido como lagarto redondo, lagarto paulista, lagarto branco, posta branca, paulista e tatu. Pode ainda ser chamado de peceto (espanhol), rond de gîte (francês) ou eye of round (inglês).
De cor mais clara, fibras longas e magras, tem formato arredondado, alongado e bem definido. Preparo típico é a carne de panela, carne desfiada (carne louca) podendo ainda ser usado em assados e rosbifes. Pode ser recheado com lingüiça ou vegetais e ovo e assado no forno. Ainda cru e cortado em fatias bem finas, produz o famoso carpaccio.


Imprimir