Bolo de mel com creme ganache

BOLODEMEL


Bolo de Mel

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 xícara de chá de mel
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer:

  1. Peneire a farinha, bicarbonato e fermento e reserve. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador e depois transfira a massa para uma tigela e aos poucos vá adicionando a mistura de farinha.
  2. Leve para assar em forno pré aquecido a 180C, em formas de bolo inglês ou de sua preferência.

Cobertura:

Ganache e raspas de chocolate.

GANACHE1

DUAS RECEITAS – CREME GANACHE

 A ganache nada mais é do que o tradicional creme à base de chocolate e creme de leite com origem francesa, muito utilizado para cobrir ou rechear sobremesas como tortas, bolos, cupcakes e outras delícias de padaria. Mas para acertar a mão é preciso ter uma boa receita de ganache de chocolate. Selecionamos hoje duas receitas de ganache. Atenção às sugestões para preparar uma ganache saborosa e brilhosa para confeitar em sua padaria.

Receitas de ganache de chocolate

Atenção à dica dos confeiteiros: como não leva açúcar, a doçura da sua receita de ganache de chocolate deve variar de acordo com a escolha do chocolate. Ao leite é mais doce que os amargos e meio amargos e assim por diante. Além disso, para exaltar brilho acrescente à receita de ganache de chocolate um pouco de manteiga – mas cuidado para não exagerar!

Outra super dica dos confeiteiros que trabalham com chocolate é sobre o ponto ideal da receita de ganache de chocolate, que varia de acordo com a proposta de utilização. Para a cobertura de um bolo ou calda de sorvete, o ideal é fazer a ganache mais líquida. Para rechear bolos ou tortas, faça uma ganache mais consistente.

Vamos então a primeira receite de ganache de chocolate?


Receita 1  de ganache de chocolate original – Ingredientes

Ingredientes:

500 gramas de chocolate amargo (ou outro)

400 ml de creme de leite fresco

½ cálice de licor de gianduia (líquido que possui 70% de chocolate e 30% de creme de avelã)

Modo de fazer:

Aqueça o creme de leite em banho-maria. Quando ele estiver morno, comece a colocar, aos poucos, o chocolate que deverá estar bem picado. Mexa bem até que essa receita de ganache de chocolatese torne homogênea. Assim que tudo se misturar retire do banho-maria e acrescente o licor (pode-se variar o sabor do licor fino para obter sabores diferentes).

Lembre-se: o que determina a consistência dessa receita de ganache de chocolate é a quantidade de creme de leite e o teor de cacau do chocolate.

Receita 2 de ganache de chocolate simples e fácil – Ingredientes

Ingredientes:

200 gramas de chocolate meio amargo

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de fazer:

Aqueça o chocolate picado com o creme de leite em potência máxima, por 1 minuto, no aparelho micro-ondas. Retire essa receita de ganache de chocolate simples e misture com um batedor de claras até o chocolate derreter e ficar morno. Quando estiver morno, quase frio, está no ponto de espalhar.

Se endurecer demais é só colocar mais um pouco de creme de leite e aquecer, quinze segundos por vez.


Imprimir