Frango assado com cúrcuma

frango-assado-com-curcum1-300x199


Ingredientes:

1 cebola média, cortada em pedaços
8 a 10 dentes de alho
1 ½ colher (sopa) de cúrcuma
½ colher (sopa) de gengibre fresco, picado
1 colher (chá) de cominho
2 pimentas dedo-de-moça picadas (opcional)
¼ de xícara de suco de limão
¼ de xícara de óleo
Sal e pimenta preta moída
2 kg de pedaços de frango (coxa, sobrecoxa e peito com osso e pele)
4 folhas de louro
2 limões, cortado ao meio

Modo de Preparo:

1- Coloque no processador ou liquidificador a cebola, o alho, o cúrcuma, o gengibre, o cominho, as pimentas e o limão. Processe ou bata ligando e desligando o aparelho, até os ingredientes ficarem bem picados. Acrescente o óleo até formar uma pasta.

2- Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo médio, mexendo frequentemente por 5 minutos ou até a pasta começar a grudar no fundo da panela e ficar levemente corada. Retire do fogo, deixe esfriar completamente. Depois tempere a gosto com sal e pimenta.

3- Em uma vasilha de vidro ou cerâmica, coloque os pedaços de frango e esfregue a pasta por toda a carne; disponha por cima as folhas de louro. Cubra com filme plástico e leva à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.

4- Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Forre uma assadeira média com papel alumínio e unte levemente com óleo. Retire o frango da geladeira e distribua na assadeira com a pele voltada para cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos.

5- Remova a assadeira do forno e cuidadosamente descarte o papel. Distribua os pedaços do limão; volte com a assadeira ao forno e deixe o frango assar por mais 30 minutos ou até que esteja bem dourado. Transfira para uma travessa e sirva acompanhado de arroz ou puré de batata.


Imprimir