Abono do PIS/Pasep começa a ser pago nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira, 24, o pagamento aos trabalhadores assalariados dos abonos do Programa de Integração Social (PIS), referentes ao calendário 2012/2013. O saque prioritário é para quem é correntista da Caixa Econômica Federal. Mais de 27 milhões de trabalhadores poderão sacar os rendimentos do PIS e 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS em seus contracheques.

Para sacar o benefício, o trabalhador deverá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou Banco do Brasil, no caso do Pasep, e apresentar um comprovante de inscrição do PIS/Pasep, carteira de identidade ou o cartão do cidadão.

Quem tem o cartão Cidadão com senha cadastrada também pode sacar o dinheiro em lotéricas, nos caixas de autoatendimento da CEF e postos do Caixa Aqui.

Veja calendário de recebimento do PIS/Pasep:

pis
Beneficiários que possuam conta no banco terão o valor creditado automaticamente, a partir desta terça-feira (24), em sua conta corrente ou poupança Caixa, desde que a conta tenha o trabalhador como único titular. Trabalhadores que não possuem conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir de 15 de agosto.

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS

Podem receber o abono do PIS os trabalhadores que estejam cadastrados há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP. É necessário ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício. Outra exigência é ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração e ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado.

São cinco categorias de trabalhadores com direito ao PIS. Os benefício pode ser recebido pelos trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física, pelo trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física; diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS; empregados domésticos; menores aprendizes.

O valor do Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

Serviço

Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.

Do O POVO Online

 

0 Comentários

Enviar comentário



© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW