Conselho Tutelar fará campanha contra trabalho de menores na feira livre

Um dos graves problemas de exploração do trabalho infantil em Santa Cruz é o desenvolvido por menores durante a feira livre da cidade. Crianças e adolescentes trabalham carregando feiras em carros de mão, do centro da cidade até as residências de quem contrata o serviço. São os chamados carroceiros.

O trabalho é considerado grave pelo Conselho Tutelar de Santa Cruz, mas conivente por toda a população, já que a maioria das pessoas utiliza o serviço de frete oferecido por essas crianças durante a feira livre.

De acordo com o Conselho Tutelar, a maioria das crianças e adolescentes já é atendida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e também é feito um trabalho de conscientização junto as famílias para que impeçam os menores de realizarem este trabalho.

Por um lado, os jovens e famílias descumprem a orientação dos órgãos competentes, por outro, a população é conivente com a ação, por este motivo há dificuldade no controle por parte das autoridades. De acordo com a conselheira tutelar, Cleidimar Dantas (Babá) deve haver um trabalho de fiscalização na feira livre para tirar estas crianças, em sua maioria beneficiários de programas sociais.

Além deste problema, a redação da Rádio Santa cruz AM recebeu reclamações de populares que estão sendo roubados pelos menores que fazem esse tipo de trabalho. Segundo as denúncias, a população pega um frete e em um momento de distração ou enquanto está fazendo uma compra, tem a mercadoria levada pelo menor. “A população pode denunciar a polícia, mas é difícil a identificação, por isto organizaremos uma campanha de conscientização para tentar minimizar este problema”, afirmou a conselheira Cleidimar Dantas (Babá).

O Conselho Tutelar de Santa Cruz realizará uma campanha de consciência para a população. Ao lado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), as instituições devem buscar fazer a população e as famílias para combater este tipo de trabalho infantil no município.

 

0 Comentários

Enviar comentário


listen listen listen listen
Radio Santa Cruz AM

botaodicas

FARMÁCIA DE PLANTÃO

segunda-feira
Nossa Farmárcia
3291-2720

 


© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW