Ana Bezerra será contemplado com leitos de UTI neonatal

O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) recebeu na sexta-feira (14) a visita de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) para a verificação do local onde serão instalados leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O hospital será contemplado nesta fase com seis dos 107 leitos de UTI, voltados para atendimento de gestantes e crianças, no Rio Grande do Norte. Os técnicos fizeram um ciclo de visitas nas cidades contempladas que são: Caicó, Mossoró, Açu, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

No Ana Bezerra foi verificado que há uma estrutura onde funciona uma unidade semi-intensiva e que precisa de apenas alguns ajustes para receber os equipamentos da UTI. Assim, até início do próximo ano, o hospital deverá contar com os seis leitos de UTI neonatal.

A UTI será utilizada por crianças recém-nascidas, com até 28 dias de vida.

De acordo com a coordenadora do setor de planejamento da SESAP, Walmira Guedes a UTI será instalada o mais rápido possível para atender a população. “É interesse do Governo e também da sociedade a habilitação destes leitos de UTI, por isso vamos tentar de todas as formas fazer com que o hospital esteja apto para receber os leitos”, destacou Walmira Guedes.

Mesmo com uma boa estrutura física existente, os técnicos da SESAP ouviram da direção do Hospital Ana Bezerra que foram liberados recursos da ordem de R$ 500 mil para a construção de uma estrutura própria para UTI, com prazo para término da obra em cerca de dois anos. Com isso, o hospital terá uma ampliação no número de leitos e passará de seis para 10 leitos e a UTI será ampliada de neonatal para neonatal-pediátrica, atendendo a crianças com alguns meses de vida.

A estruturação dos hospitais regionais do Estado, na área de gestantes, e neonatal-pediátrica, será feita em três etapas dentro de dois anos, sendo que a etapa que beneficiará Santa Cruz é a segunda.

A secretaria espera que até o início do próximo ano toda a estrutura de equipamentos esteja pronta para receber esses seis primeiros leitos, que melhorarão a qualidade no atendimento do Ana Bezerra, que passará a ser um hospital de alta complexidade em atendimento infantil.

 

0 Comentários

Enviar comentário



© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW