UFRN desenvolve programação e alerta população de Santa Cruz para o combate ao AVC

Na última segunda-feira (29), profissionais de todo mundo lembraram o Dia Mundial de Combate ao AVC, doença grave, que deixa sequelas e pode levar o paciente até a morte se não for tratada da forma adequada.

Em Santa Cruz, o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem realizado ao longo desta semana programação interna e externa mostrando a população o que é a doença, seus principais sintomas e como fazer para evita-la.

Além disso, a UFRN tem apresentado as pessoas os projetos desenvolvidos pela unidade acadêmica local para garantir que o paciente com AVC possa ser atendido, especialmente na área de fisioterapia, melhorando sua recuperação.

O AVC é a segunda doença que mais mata no Brasil. Por isso que as ações ao longo dos anos tem se fortalecido, buscando garantir que as pessoas tenham acesso a informação e minimizem as chances das sequelas serem maiores, quando o acidente cerebral acontecer.

Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico. Os dois tipos tem perigos iguais para a saúde e quanto maior o tempo para o atendimento do paciente, maiores são as chances dele ter sequelas.

Para que se evite que a doença possa atingir o individuo, vários cuidados simples devem ser tomados. Pacientes com hipertensão, diabetes, fumantes, alcoólatras, tem mais riscos de sofrer AVC, mas cuidados simples no dia a dia ajudam a evitar o acidente cerebral.

O campus de Santa Cruz da UFRN desenvolve um projeto interno com pacientes com AVC. Os atendimentos ocorrem todas as terças e quintas-feiras. Os pacientes podem procurar a unidade para ter acesso ao serviço.

Com hábitos saudáveis e cuidados diários, a população pode evitar que o AVC ocorra, além de outras doenças que podem prejudicar a vida humana, garantindo que a vida tenha mais qualidade no dia a dia.

 

0 Comentários

Enviar comentário


FARMÁCIA DE PLANTÃO

sexta-feira
Drogaria Freire
9 9892-7216

© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW