Ministério Público capacita município para fortalecer serviço de Família Acolhedora

A Prefeitura de Santa Cruz e o Ministério Público do Rio Grande do Norte realizaram na tarde dessa segunda-feira (22) uma audiência pública para tratar sobre o Serviço de Família Acolhedora no município.

Santa Cruz tem uma lei municipal que determina que o serviço funcione e que famílias voluntárias possam se disponibilizar a acolher crianças, de forma temporária e voluntária, para que elas fiquem em um ambiente familiar quando o direito for violado e enquanto a família original dela passa por um período de acompanhamento.

O serviço está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e já é comum dos estados do Sul e Sudeste do país. No Nordeste é mais recente, mas no Rio Grande do Norte 42 municípios se comprometeram a ter o serviço e disponibilizar estrutura para acompanhar estas famílias acolhedoras.

Com a lei instituída, o município de Santa Cruz começa a divulgar o serviço para que surjam famílias que queiram atender às crianças que, vão para abrigos fora da cidade, mas que podem ficar no ambiente familiar em Santa Cruz enquanto a família original recebe atendimento por parte do poder público.

Por ser um acolhimento temporário, a família acolhedora tem que ser preparada também para receber a criança ou adolescente e entrega-la novamente ao seu seio familiar original. Por isso, que o trabalho com a família que acolhe também é essencial.

Mesmo sendo um serviço importante, não é simples se tornar uma família acolhedora de uma criança, passar um período com ela, ter apego emocionAL, e depois entregÁ-la novamente a família original.

Para auxiliar os municípios, o Ministério Público tem percorrido o Rio Grande do Norte com palestras, dando suporte necessário em formação para garantir que o serviço esteja em funcionamento o MAIS breve possível.

Ao longo desta semana, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, fará programação de divulgação do serviço. Serão palestras, panfletagem e visitas às famílias da cidade em busca de voluntários para o programa.

 

0 Comentários

Enviar comentário


FARMÁCIA DE PLANTÃO

sexta-feira
Drogaria Freire
9 9892-7216

© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW