Saúde do Trabalhador é tema de pesquisa dentro do campus da UFRN em Santa Cruz

A Saúde do Trabalhador tem sido temática constante nos estudos para um Sistema Único de Saúde mais eficiente que ajude a população a desenvolver atividades em promoção a saúde.

Pensando nessa temática, o mestrado em Saúde Coletiva do campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem uma linha de pesquisa que busca aumentar essa discussão e encontrar soluções para a situação.

As discussões visam fazer com que o trabalhador tenha ações de prevenção a saúde, não somente se preocupar com a parte curativa, mas serem inseridos mecanismos no SUS que façam com que o trabalhador possa ter uma melhor qualidade de vida.

É uma tarefa cada vez mais complexa em um ambiente digital, onde há transferência de responsabilidades e que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em resolver situações fora do seu ambiente de trabalho, com aumento da carga horária informal.

Com o aumento das tecnologias, as pessoas começaram a levar o trabalho para casa, resolvendo situações em aplicativos, mas não percebendo que as responsabilidades aumentaram, em situações que podem levar o trabalhador ao adoecimento.

Ações na busca de melhorar a qualidade de vida do trabalhador começam a surgir, mesmo que de forma tímida, mas a preocupação das autoridades em saúde tem aumentado para garantir que o trabalhador tenha mais acesso ao sistema de saúde brasileiro.

A pesquisa nesta área no campus de Santa Cruz da UFRN avança e alunos e professores buscam encontrar nas respostas alternativas para que os direitos de saúde dos trabalhadores sejam garantidos em seu cotidiano.

 

0 Comentários

Enviar comentário


FARMÁCIA DE PLANTÃO

sábado/ domingo
Santa Rita
3291-4296

© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW