Conselho da FACISA publica nota com críticas a atual política de financiamento da educação do Governo Federal e cobra mais recursos para sua manutenção

O Conselho da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou nota na qual fez duras crÍticas a atual política de financiamento da educação do governo Federal e de distribuição interna de recursos da universidade federal.

A FACISA destacou na nota, que o governo federal tem subfinanciado a educação e saúde, especialmente com a aprovação da Emenda Constitucional número 95, que, segundo o conselho, congelou por 20 anos os recursos das áreas básicas do país.

Com isso, a cada ano, os recursos para manutenção das universidades tem diminuído, fazendo com que as atividades desenvolvidas em cada unidade sejam reduzidas e profissionais terceirizados demitidos, causando prejuízos a sociedade.

A FACISA teve seu orçamento reduzido deste ano para o próximo em quase 40%, o que inviabilizada o desenvolvimento das atividades que são efetivadas no cotidiano do campus, e pode causaR transtornos a sociedade da região Trairi.

Outra crítica feita pelo Conselho da FACISA é quanto a política de distribuição de recursos dentro da própria universidade que, segundo o Conselho, tem prejudicado o processo de interiorização da UFRN.

A FACISA ainda lembra na nota que seu orçamento está congelado desde 2014 e que a própria universidade tem feito repasses extras, mas que não fazem parte de matriz orçamentária da universidade, não havendo compromisso desses repasses continuarem.

Ainda segundo a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi pela atual matriz orçamentária da universidade, o campus local perdeu um terço de seus recursos para manutenção de atividades desde 2014.

O ponto mais crítico da nota do Conselho do campus de Santa Cruz da UFRN fala da possibilidade de fechamento da unidade, caso a atual política de financiamento não seja mudada, pois, segundo a FACISA, com os recursos atuais não dá para manter o funcionamento da unidade.

Com a nota publicada e as crÍticas feitas ao repasse de recursos, a FACISA espera também chamar atenção da sociedade para a importância da união e lutar para que a universidade continue funcionamento em sua plenitude, ajudando no desenvolvimento da região Trairi.

 

0 Comentários

Enviar comentário

"

FARMÁCIA DE PLANTÃO

sexta-feira
São Miguel
9 9651-6175


© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW