Dia D de Vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o país

Postos de saúde em todo o país funcionam neste sábado (12) para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Em Santa Cruz serão cinco postos de vacinação: as Unidades Básicas de Saúde dos bairros DNER, Maracujá, Paraíso 2 (próximo ao CAIC), Conjunto Cônego Monte, além da Unidade Móvel de Saúde que funcionará vizinho ao atual prédio da Unidade Básica de Saúde do Centro da cidade.

Este ano a Secretaria enfrenta duas situações que fizeram com que o atendimento fosse reduzido: o primeiro deles é a escassez de vacinas, que estão sendo entregues de maneira fracionada pela Secretaria Estadual de Saúde e depois a baixa adesão dos servidores das unidades de saúde para executar a ação.

Além disso, a procura por vacinas tem sido intensa. No início da campanha, Santa Cruz recebeu 3,5 mil doses, que acabaram em poucos dias. O município tem como público alvo cerca de 10 mil pessoas, todas inclusas nos grupos prioritários.

 

0 Comentários

Enviar comentário

"

FARMÁCIA DE PLANTÃO

sexta-feira
Bem Estar
3291-4569


© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW