Preso de 'confiança' foge de Alcaçuz; foi a primeira após massacre de 26 detentos em 2017

Foto: Ricardo Araújo/G1

Um preso, considerado de ‘confiança’, fugiu na manhã desta terça-feira (6) de Alcaçuz, maior penitenciária do Rio Grande do Norte. Foi a primeira fuga desde janeiro de 2017, quando 26 presos foram mortos durante o massacre ocorrido na unidade. Na ocasião, 54 detentos escaparam segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc). Destes, 16 continuam sumidos.

O preso que escapou foi identificado como Francisco Carlos dos Santos, de 34 anos, qualificado para trabalhar na cozinha como auxiliar de serviços gerais. A assessoria de comunicação do governo disse que o preso já foi recapturado. Ele foi encontrado em Parnamirim, na Grande Natal.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade que também faz parte da região metropolitana da capital potiguar.

A Sejuc considera presos de confiança aqueles que exercem alguma atividade dentro das unidades, caso dos detentos cozinheiros e dos internos que atuam na limpeza, por exemplo. Em 2016, inclusive, a secretaria chegou a publicar uma portaria estabelecendo proibições aos chamados presos de confiança. Naquele ano, pelo menos dois deles fugiram se aproveitando dos privilégios que tinham.

Quebra de confiança

Sobre o caso, em nota, a Sejuc disse que Francisco Carlos, há dois anos, atuava como auxiliar de serviços gerais, e que ele deixou a unidade no momento em que efetuava o descarte do lixo. “A evasão foi rapidamente percebida e o apenado recapturado”, pontuou.

A Sejuc acrescentou ainda que o preso iria passar para o regime semiaberto no final do primeiro semestre deste ano, e que a fuga dele “representou quebra de confiança com a direção da unidade”.

Por fim, a secretaria disse que “as circunstâncias da evasão serão apuradas” e que “o interno já se encontra recolhido de volta ao complexo prisional”.

Por Anderson Barbosa, G1 RN

 

0 Comentários

Enviar comentário

"

FARMÁCIA DE PLANTÃO

sexta-feira
Irmã Dulce
3291-4088

© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW