Identificação de pacientes internados no Walfredo será com pulseiras personalizadas

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Segurança do Paciente (NPS), dá início nesta segunda-feira (10) a utilização de pulseiras de identificação para pacientes internados nos setores assistenciais da unidade. Esta é a segunda etapa do Procedimento Operacional Padrão (POP), elaborado pela equipe do Núcleo e que tem como objetivo garantir a identificação correta dos pacientes, a m de assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina, evitando a possível ocorrência de erros. 

Para a implantação da nova metodologia estarão envolvidas no processo, os serviços de internamento e da enfermagem. As pulseiras são confeccionas em polipropileno, na cor branca, são impermeáveis (resistentes a água, sabão, álcool e outros materiais abrasivos), de longa durabilidade, antialérgicas, com 29cm de comprimento, estando impressas informações imprescindíveis, como: nome completo do doente (sem abreviatura), a data de nascimento e o número da Ficha de Internação e Alta (FIA).

Para os pacientes que derem entrada sem identificação, estarão impressos: número do prontuário, admissão (data e hora), sexo e características físicas relevantes: cor da pele, do cabelo, dos olhos, sinais ou tatuagens, aparência etária aproximada, entre outras.

 “A segurança do paciente é uma das ferramentas mais importantes para que se possa prestar uma assistência de qualidade. Equívocos na identificação de um paciente, podem ocorrer desde a admissão até a alta. E é justamente para impedir que estes momentos aconteçam que estamos implantando esta nova política, para uma maior segurança do paciente”, explica a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro”.

 Toda a logística que compreende a utilização das pulseiras terá início ainda no setor de internamento, no momento da chegada do paciente. Caberá as equipes registrar as informações do paciente no sistema Salux, em seguida na pulseira e na placa de identificação do leito.

Ao final, todo o material será entregue ou ao próprio paciente ou ao acompanhante que deverá repassar todos os documentos ao setor de Serviço Social. 

No Minuto

 

0 Comentários

Enviar comentário

"
botaodicas

FARMÁCIA DE PLANTÃO

quinta-feira
Irmã Dulce
3291-4088

© 2007 Rádio Santa Cruz AM - Rua Odorico Ferreira de Souza, n° 70, Bairro DNER, Santa Cruz/RN - CEP 59.200-000
(84) 3291-2300 - 3291-2201 - ZYJ-614 - 1.410 kHz - 5,0 KW